06 outubro 2010

2010 Leste Europeu e Roma - Roma

O vôo confirmou as percepções no aero de Buda: a italianada não calou a boca. Assim não dá. Na chegada, rolou estresse. O transfer tava esperando, mas Ingrid e cia não estavam no saguão. Quase quase as íamos deixando pra trás. Mas num triz nos encontramos e rumamos para o apê. Lá fomos recepcionados pela filha da proprietária, essa sim, muito atenciosa. O jantar foi numa osteria da região, básico, mas ok.

Dia seguinte, cheio: primeiro, compras de supermercado, para o abastecimento necessário! Depois, almoço nas vielas do Trastevere. Aí sim! Rafael foi cuidar das suas entradas para os jogos de vôlei... Eu, Ingrid, Simone e Luciano rodamos a cidade toda: Campidoglio, Piazza Venezia, Via Del Corso, Piazza de Spagna, Piazza del Popolo, Fontana de Trevi, Panteon, Piazza Navona e Campo de Fiori! Eita! Muito sorvete e bateção de perna. Para o jantar fomos em busca de dicas de restaurantes dignos - até os encontramos, mas fechados! Era segunda, dia árduo para esta tarefa em Roma. Resignamo-mos e fomos de pizza nas ruazinhas do Traste.

Para a terça, Vaticano. Imprimimos as entradas (reservadas pela web para evitar filas) e fomos ao longo do verde Tibre encontrar o "menor país do mundo" e Mudado e cia. Muitas fotos na Piazza San Pietro, Basilica e Tumbas Papais. Depois, dá-lhe Musei Vaticani. Todos impressionados com o volume de turistas e o maravilhoso acervo da Santa Madre Igreja. Pessoalmente, adoro a sala de mapas antigos. Vimos tudo, tudinho mesmo, incluindo a hours-concours Capela Sistina. Fizemos um lanchinho por lá. Depois, Castelo Sant'Angello, cheio de cômodos e corredores secretos. O pôr do sol do terraço é um barato! Eita que andamos! Deu ainda pra caminhar - de novo - pela Corso e o centro histórico, visitando a insuperável Fontana de Trevi iluminada especialmente para a noite. O jantar foi por ali, e já estamos todos cansados deste menu inalterado dos romanos...

Quarta-feira foi o dia da Roma Anticqua: Coliseu, Palatino e Foro Romano. Rafael, então, rumou pro vôlei sagrado. A turma restante, caminhou pela Nazionale até a Piazza de la Republica, perto da Termini, relembrando minha visita anterior. Até entramos na fatídica loja de esportes onde tinha comprado a camiseta-de-vôlei-Santo-Graal pro Rafael, da outra vez. Visitamos as Termas de Diocleziano e o museu local, com muitas esculturas e inscrições latinas. O retorno passou pela velha e boa Corso, jantar na famosa pizzeria da Bafetto, e casa!

2 comentários:

  1. Ai ai... Então chegou na terra santa capital católica do mundo. Mais do que nunca, que o CORDEIRO DE DEUS esteja com vocês. Abraços.
    Gabriel

    ResponderExcluir
  2. Ei ei! Ele está! Dia inteiro com Ele :) Abs!

    ResponderExcluir