25 junho 2013

2013 Oriente Médio - Tour pelo norte

25/06 terça

Cedo fomos pro local marcado para sermos pegos pela van da excursão Rent-a-Guide que contratamos lá do Brasil. Com uns 20 min de atraso, começamos passando por Haifa, uma cidade jovem pros padrões do Oriente Médio, com traços modernistas que lembram em parte Brasília. Lá visitamos os lindos jardins de Bahá'í, suspensos em degraus. Essa religião persa é bem peculiar e tem um dos seus centros sagrados no jardim, por guardar o túmulo de seu fundador. De lá, subimos até as grutas de Rosh HaNikra, na fronteira com o Líbano. O mar ecoa na caverna parcialmente afundada, o que parece ser a voz de um deus bravo do antigo testamento, ou a baleia de Jonas. A seguir, a magnífica Acre, cidade-fortaleza base de cruzados na região. Muito interessante, bem conservada, com descobertas recentes... O tour deixou muito a vontade de querer voltar para ficar hospedado na cidade e explorar com calma. O almoço, ainda que barato, foi num daqueles rests de grupo de excursão, bem ruinzinho.

Depois, o guia Daniel quebrou nosso galho e nos deixou de van mesmo lá no hotel que tinham nos reservado. Super legal, fica num kibbutz na Galiléia, em Mizra, uma espécie de condomínio, originalmente socialista, com estrutura própria, produção agrícola e/ou pecuária. Bem agradável mesmo, lembrando a vila onde eu morava na infância. Fizemos uma compra no supermercado local, e à noite, com ajuda da recepcionista, pedimos uma pizza! Foi ótimo comer no pátio externo do hotel, onde uns moçambicanos ensaiavam uma dança coletiva que não fazíamos ideia de que se tratava...

26/06 quarta

Tour pela Galileia

Do kibbutz, nos pegaram, nova guia, muito organizada, e nos dirigimos a Nazaré, onde visitaríamos a igreja da Anunciação, onde Maria recebeu instruções do anjo sobre sua gravidez. Lá, representações "artísticas" da virgem, originadas do mundo todo, umas mais bonitas outras nem tanto. Gostamos muito das versões orientais e da versão Tempestade dos X-Men, acho que era do Uruguai da África do Sul... Seguimos então para Tabgha, onde Jesus multiplicou os peixes e os pães, hoje uma igreja franciscana. Depois, Cafarnaum, onde vivia Jesus, em casa de Pedro, o pescador. As fundações originais ainda estão lá. O almoço foi na sequência, num restaurante à beira do chamado Mar da Galileia, um lago no território israelense que era intensamente utilizado por Cristo para fugir de seus perseguidores. Eu e Ciça não quisemos almoçar peixe (especialidade da casa) nem outras alternativas com cara fuleira e preço alto. Ficamos com o biscoitinho que tínhamos comprado no kibbutz, mas aproveitamos para curtir as margens do lago. Avistamos até um grupo de senhoras, provavelmente cristãs ortodoxas, se despirem e mergulharem ali em roupa de baixo (a não ser uma mais preparada, de biquíni) - o calor gerou um sentimento de inveja em nós. Depois do almoço, fizemos nossa última visita, agora em Yardenit, áreas batismais no Jordão, versão comercial da jordaniana, plenamente equipada mas ausente de espiritualidade espontânea. Além, é claro, de não se tratar do ponto original do batismo de Jesus. Findo o tour, umas duas horas depois fomos entregues em Tel Aviv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário