18 junho 2013

2013 Oriente Médio - Wadi Musa e Petra

Em Wadi Musa, a cidade de Petra, depois de alocados, jantamos no Red Cave, um dos poucos restaurantes na área turística ao lado do portão do parque arqueológico, distante do centro da cidade. Um sorvetinho de creme brulèe no Mövenpick, comprinhas de mantimentos para o dia seguinte e cama.

19/06 quarta

Acordei supercedo e deixei as meninas para trás. Tomei o café (o primeiro do hotel!) às 06h30 e estava a caminho de Petra às 07h. Poucos turistas a essa hora, o que me fez fazer sozinho todo o trajeto do Siq, o corredor de pedra que dá acesso à cidade antiga. Foi maravilhoso. A vista do Treasury, a construção mais famosa de Petra, foi ainda mais extraordinária sem ninguém para atrapalhar a foto. Além disso, o clima pela manhã é ameno, dentro do possível, o que é extremamente útil, para fazer todos os caminhos, rochosos e arenosos, além de subir infinitos degraus, mais de 800, para alcançar lugares como o Monastery ou o High Point. Nos pontos de vista panorâmica, barracas de beduínos montadas, com eles dormindo dentro - acordar cedo é para turistas loucos! Valeu muito a pena madrugar e ter os lugares só pra mim e meus pensamentos. Na saída, lá pelo meio dia, a diferença: centenas de turistas e vendedores e donos de burros e mulas e charretes etc etc. Perde-se a magia.

Um detalhe engraçado é a forma como as beduínas abordam os potenciais compradores. Primeiro, perguntam se queremos comprar algo. Com a negativa, duas alternativas: aos homens, a proposta: visitar na volta. Se concordamos, elas questionam: promete? Na descida elas cobram: senhor, venha ver minha barraca, vc prometeu. Se vc passa direto, uma última tentativa, de apelo ético-moral: não vá quebrar sua promessa, senhor!!! Na primeira vez, me senti ligeiramente culpado, mas esse estratagema (do grego estrategie) se repetiu várias vezes, sempre com um final bastante cotidiano da parte das vendedoras. Já as meninas contaram uma versão mais barata aplicada nas mulheres. Ao serem negadas, as beduínas vendedoras apelam: "lady, you dropped somethiiiiiing...". As ingênuas turistas voltam e buscam, desorientadas, o suposto pertence perdido; sem sucesso, claro!!!

Já no hotel, enquanto as meninas não chegavam, uma cochilada básica e leitura, nos guias em pdf, da história, muito interessante, de Petra e seus fundadores, os nabateus. Mais tarde, a trupe reunida, morta e limpa, fomos jantar no velho Red Cave. Combinamos nosso traslado até Aqaba com um taxista, para o dia seguinte. E mais sorvete.

20/06 quinta


Madruguei naturalmente, e coloquei os textos da viagem em dia. Depois dum café meia boca, tomamos o táxi até Aqaba, passando ao largo de Wadi Rum, que, infelizmente, ficará pra uma próxima. O motorista meio conversado tocou uma Barbie Girl em homenagem à Simone, sabe-se lá porquê! Menos de duas horas depois, estamos na Aqaba esperada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário