21 fevereiro 2015

2015 Sudeste Asiático - Chiang Mai

21/02 segunda-feira

Chiang Mai

Descemos na estação, negociamos um táxi até os hotéis (Elaine ficou hospedada próximo à gente). Desta vez o quarto não estava pronto - saímos para lanchar e dar uma volta. Visitamos o templo templos Wat Chedi Luang, depois o Wat Phra Singh, na cidade velha. As ruas cheias de turista e barraquinhas - muitas de suco. Lanchamos em um restaurante simples e voltamos para descansar. Mais à noite, saímos pela vizinhança - infinitos bares frequentados por velhos interessados em sexo, mulheres interessadas em dinheiro, mochileiros interessados em economizar e nós não interessados em nada disso. Ficamos pelo night bazar, bem legal, e encontramos um "food truck point" - a gourmetização chegou à Tailândia. Sucos, satays, batatas e um burger de carne de porco maravilhoso. Depois, casa!

22/02 domingo

Depois do café, visitamos o Wat Chian Man, circundando a muralha da cidade velha, entramos numa loja de roupas bacaninhas. Comprei rapidinho e seguimos. Negociamos com um táxi até o ponto de subida para o Wat Phrathar Doi Suthep - demos voltas e voltas e retornamos praticamente ao mesmo lugar! Na fila, esperamos juntar mais interessados e rachamos o songthaew, serpenteando morro acima. O templo é bem bacana, Simone entrou até na fila da benção do monge - bem desatenta por sinal. Na descida, pedi suco de manga com morango, para surpresa das vendedoras, e estava espetacular. Si comprou uma bandejinha de insetos pra viagem! Tomamos o táxi coletivo e paramos na cidade. Com fome, fomos almoçar no Ruen Tamarind, muito agradável e com comida deliciosa. Na saída, as barracas da feira de domingo estavam sendo montadas. Ficamos zanzando, comprando coisinhas, comendo e bebendo até de tardinha. De noite, depois do banho, eu e Si voltamos para jantar na feira - o melhor rolinho primavera (tamanho família) que já comi! Mais suco, picolé...

23/02 segunda-feira

Acordar, moçada! Dia de passeio. Fomos pegos no hotel, van asiatiquíssima até nosso passeio. Primeira parada: fazenda de orquídeas e borboletas. Seriously? Bonito anyway. A próxima parada Era para passeio pelo rio, a bordo de uma balsa tradicional de madeira. Zzzzzz. Desembarque, volta ao ponto de partida e "almoço" - um buffet tenebroso, faltantíssimo e com coxinhas de galinha concorridas a tapas. Comi basicamente melancias. Depois, elefantes. O show é muito triste, vários paquidermes de diversos tamanhos e idades sendo conduzidos/montados pelos "treinadores", num processo de adestramento chamado Mahout. Dá dó: turistas erguidos (inclua gorjeta, obrigado), dancinhas, quadros printados e até uma bicicleta elefântica. Uó. Simone fez bem em ficar interagindo com uma dupla de pai (ou mãe) elefantes que estavam descansando... Depois, fomos efetivamente montar nos elefantes, em um passeio relâmpago (ainda bem). Fotos, gorjeta, etc. Dali, a pé, fomos a uma mínima vila das "mulheres-girafa", super para turista ver, mas com considerações: há uma polêmica envolvendo essas cidadãs da Birmânia (Mianmar), emigradas como refugiadas (são uma etnia desprezada) ou trazidas como escravas pelas fronteiras. De qualquer forma, não recebem dinheiro do tour - apenas daquilo que compramos delas; o que acabamos fazendo. Depois, volta para casa. Paramos no Rock Me Burger, agora versão restaurante. Imensa porção e deliciosa. À noite, voltinha rápida.

24/02 terça-feira

Café e táxi até o aeroporto, de onde embarcamos para o Laos, na Laos Airlines. Vôo agradável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário