20 agosto 2016

2016 América do Sul - Atacama

20/08 - sábado 

Depois de sair de Brasília e passar uma noite no carpete de Ezeiza em BsAs, conectei em Santiago e finalmente cheguei a Calama. Lá, um transfer estava me esperando - digo, estavam com meu nome na placa, mas até aquele ônibus lotar, demorou 40 min. Resultado: mais de 24h pra chegar ali, em San Pedro do Atacama. Já era fim do dia, estava quente. Gustavo já havia dito que estaria fazendo um passeio. Tomei banho e esperei uns 30 min até que ele chegasse, para então ir trocar as moedas e pagar os tours. Passamos muito rapidinho pelo minicentro, pois já era hora do passeio que combinamos para a primeira noite: sandboard. Lá fomos nós, um trajeto rápido, acesso ao parque do Vale da Morte (ou de Marte) e chegamos à beira de uma big duna de areia. Leva um tempo pro equipamento ser preparado, acendem-se os refletores, põe-se as botas etc. Tudo ok, lá vamos nós duna acima, um trampinho. Lá, uma explicação rápida meio mequetrefe e BAM!, desci. Fui bem rápido mas já na base não soube parar e, claro, uma queda. Areia em todo o meu ser. Como eu não aprendo a lição, fui mais três vezes, sempre ousado hahahha. Ficamos bem cansados, Gustavo um pouco mais pois tinha dormido pouco. Pra ir embora, tem que desmontar o circo, mais demorado ainda. É bem divertido mas é um certo programa de índio, aventureiro, sim, mas ainda índio. 

21/08 domingo

Como não bastasse dormir 1h da matina, saímos 5h30, quando o tour nos buscou. O guia, Dani, muito simpático. A turma toda brasileira. Fomos às lagunas, amanhecer e tudo. Bem frio mas eu tava equipado depois de tanto terrorismo prévio. A seguir, a primeira laguna. Depois das fotos, café da manhã exclusivo, à beira da paisagem deslumbrante. E de primeira! Mais lagunas, horizontes infinitos, Piedras Rojas etc. Pegamos até tempestade de areia. Por fim, passada pelo Trópico de Capricórnio, uma aulinha, e de volta à cidade, para o almoço no restaurante da Ayllu. No intervalo, fomos confirmar o tour de Uyuni. Depois partimos para o passeio da tarde, banho gelado na laguna Cejar e pôr do sol entre as montanhas, com lanche. Bem bom. Na volta, consideramos o tour astronômico mas estávamos muito cansados e fomos para casa, dormir. 

22/08 segunda 
Fomos tomar o café na Ayllu, depois saímos para o tour do Salar de Tara, com muitas paradas, e grande altitude. Senti apenas uma respiração mais arrastada. As paisagens são muito bonitas, no fim do dia almoçamos na última parada. Já em São Pedro, compramos água, trocamos alguns dólares por bolivianos e reservamos o tour astronômico. Depois de descansar um pouco, fomos jantar, e pegamos o tour das 23h da Space. Muito interessante, com astrônomos divertidos e muitos telescópios. Mais tarde, um pouco de frio mas tolerável. Chegamos tarde em casa mas valeu a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário