30 agosto 2016

2016 América do Sul - Cuzco e Machu Picchu

30/08 terça 

Chegamos em Cusco na madrugada. No hostel, o quarto, claro, não estava pronto. Esperamos. Um tanto na recepção, depois saímos pela cidade, para umas fotos matutinas, trocar dinheiro e tomar café da manhã. Na volta, o quarto estava semipronto, esperei cochilando na rede. Maia tarde, banhado e acomodado, comi uma salada no hostel e saímos para um walking tour do próprio hostel. Já na saída, uma surpresa, tomamos táxis até o alto da cidade. O motorista do carro que estava ficou perdido, e por fim desencontramos. Quando os achamos finalmente, o guia não estava lá. Paguei taxista, que não tinha nada a ver com aquilo e depois nos reagrupamos. Algumas explicações, e uma visita a uma loja, sempre elas! Maior golpe. O guia era bem estranho, um dos turistas, o neozelandês, já desapareceu no começo. Depoia, descemos a pé ao centro da cidade e também desaparecemos! Fizemos umas compras e demos uma volta. Na subida pra casa, já comecei a me sentir mal. Passei bem mal do estômago, vomitando a noite toda. Gustavo caridosamente foi comprar um remédio pra me ajudar a recuperar. Demorou mas melhorei. 

31/08 quarta 

Acordei melhor, arrumei as coisas e me restabeleci. O pessoal do tour nos buscou por volta de 7h. Esperamos os outros passageiros e rodamos por umas 2h, subindo e subindo. Aí começamos a descer de bike, um downhill no asfalto, mais light, por uma 2h30. Bem bacana. Depois, mais um pouco no carro e paramos em Santa Maria, na pousada, para comer e descansar. Às 16h saímos pro rafting. Foi super divertido, molhado e energético. Depois, voltamos pro hotel, descansamos, jantamos e conhecemos melhor o grupo: além do via Oscar, os amigos alemães Denis e Falko e as irmãs mexicanas Andrea e Liliana. 

01/09 quinta

Depois do café, decidimos tomar um carro para noa poupar dos primeiros 90 minutos de caminhada, pela estrada poeirenta e desinteressante. Foi melhor, pois teríamos 20 km pela frente no dia. Subimos a montanha, fazendo várias paradas nas casas da região, rural, tomando sucos, vestindo roupa típicas, pintando o rosto com urucum, bebendo bebidas locais. Lembrou muito as roças da infância. Paramos também para fotos do vale e das montanhas. Subimos até um trecho da trilha inca original, alta e secreta para os inimigos da época. Muito interessante mesmo. Continuamos e fomos descendo para um almoço num restaurante familiar, com direito a redes para descanso. Cerca de 1h a mais de caminhada e paramos num dos rios formados pelo degelo, formando uma piscina. Nadamos ali nas águas geladas! Em algum momento, atravessamos uma ponte com cara de fragilidade, para pânico do Falko. Mais caminhada, ao longo do leito do rio, muitas fotos e uma inesperada travessia sobre o rio por meio de uma espécie de bondinho/tirolesa. Cruzamos um túnel num clima Stand by Me e chegamos às águas termais. Foi muito bom! Ficamos umas duas horas ali, rindo até dois sharks/dolphins. O difícil foi sair, já sem sol, um friozinho e sem toalha! Mas dá-se um jeito e na sequência fomos a Santa Teresa, para o nosso hotel, onde se juntaram a nós um casal, os irlandeses Peter e Heather. Banho e jantar, nos deram um meia garrafa de pisco ruim, bebemos e compramos uma de pisco bom. Dançamos e rimos, até dança da cadeira fizemos, juntou até um grupo de ugly people do outro tour que tava no rest. Animados, fomos ao "club" local, cujos presentes passaram a ser exatamente nós! Mas foi divertido, com pole dance e balcão da fofoca hahaha. Fomos dormir mortosmas o dia foi o melhor da viagem! 

02/09 sexta
Meio ressaqueados, tomamos o café e um carro nos levou à próxima atividade, tirolesa, em cinco trajetos, sobre o rio e o vale. No meio, uma ponte de corda com grandes vãos sobre o abismo, que atravessamos com um gancho de segurança. Até dançar a Macarena o Gustavo dançou, pra zoar o Falko. Não tive medo das atividades, confiei, sei lá. Dali, de carro nos levaram à hidroelétrica, num trajeto já rumando a Machu Picchu. Paramos na metade, almoçamos e dormimos nas redes. Seguimos, um caminho bonito e favorável à reflexão. Em algum momento, começou a chover e paramos num hotel ao longo do caminho, onde todos compraram capas de chuva descartáveis. Seguimos, foi até legal. Depois de uma explicação sobre a agenda do dia seguinte, caminhamos mais até Águas Calientes, e nos acomodamos. Estava morto de fome e Oscar deu a dica da padaria francesa, que é um ponto fraco meu. Assim fizemos. Cochilo, jantar e planos do dia seguinte, para depois cama. 

03/09 sábado 

Dia de Machu Picchu. Madrugamos 4h00, saindo o grupos juntos às 4h30, mas sem o guia, que nos esperaria lá em cima. A caminhada até a portaria foi no escuro. Depois, subimos os infinitos degraus também no escuro na maior parte do tempo. Era um batalhão de gente, uma subida puxada. Lá em cima, entrei na fila antes da turma chegar, eram 6h. Oscar me encontrou e combinou comigo logo depoia da conferência doa bilhetes. Fui lá, tirei umas fotos ainda sem luz solar direta e voltei para esperar a turminha, que chegou na sequência. Entramos juntos, mais fotos, e Oscar nos deu um tour de umas duas horas. Bem interessante a história inca. Umas pessoas extras se juntaram para esse tour, não entendi bem porquê. Depois, saímos, comemos , banheiro, descanso. Voltamos e encontramos as mexicanas, quando nos despedimos pois elas não voltariam conosco de trem. Nós e os alemães fomos até o Portal do Sol, outros pontos da cidade arqueológica, a Ponte Inca e muitas lhamas e alpacas. Por fim, eles me convenceram a descer a pé, e não de ônibus. Foi exaustivo mas em 1h estávamos em Águas Calientes de novo. Almoçamos num rest qualquer e pegamos nossas coisas no hotel. Na estação de trem, muita gente. Mas foi bem organizado e saímos tranquilos. 2h depois, descemos em xxx, única parada e uma van nos esperava a todos. Mais 1h30, e finalmente noa deixou não no hotel mas na Praça de Armas. Mortos, nos despedimos e caminhamos os últimos quarteirões até o hotel. Qual nossa surpresa ao saber que a agência não havia entregue nossas bagagens a esse segundo hotel como combinado. Depois de muito estresse, por fim, Oscar as trouxe pessoalmente so depósito. Bamho e cama por poucaa horas, pois meu vôo de volta seria no dia seguinte 5h30 da madruga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário