16 setembro 2017

2017 Sul da África 2017 - Windhoek

Vôo, almoço parte dois, conexão em Joburg, decepção com muffin, pequeno atraso, decolagem, jantar, chegada à Namíbia.

Tarde, mas não tanto, rápida imigração (técnicas de sobrevivência aeroportuárias). Fomos buscar o carro previamente alugado, sem surpresas, exceto a desagradável materialização de brancos grosseiros representada por um cliente da rental. Aff. Atordoados momentaneamente, tomamos nosso rumo. Clara se realinhou na direção, noite já, 40 km de distância (alô, Confins). De olho nas placas. Com atenção, chegamos ao centro de Windhoek (fala-se Vindúk). Supervazia a cidade. Hotel estilo condomínio fechado, logo detectamos ausência de tomadas compatíveis, paciência. Cansados, banho e cama.

16/09 sábado

Sem pressa, levantamos e nos arrumamos. Fomos tomar café no shopping próximo, The Grove Mall. Superuniversal, já mais evidente a separação de brancos e negros. Limpo e eficiente como foi toda a cidade. Comemos no Slow Coffee Roasters, lento e delícia, cheio de sabadistas da manhã, entre idosos e adolescentes. Providenciamos troca de dólares americanos por namíbios, compramos adaptador de tomada.

Prontos e alimentados, fomos ao centro. Estacionamos ao lado da igreja central, Christ Church, fotos etc etc. Desbravando a vizinhança, subimos ao modernoso prédio do Museu da Independência. Bela surpresa, sobre o processo de lutas e independência da Namíbia. Bem interessante. Uma coquita no restaurante panorâmico e seguinos a pé morro abaixo. Jardins do Parlamento, visita ao pobre museu Owela, carente. O museu de arte estava fechado mas parecia bem mais estruturado. Continuamos na nossa visita pelas ruas fantasma. Paramos numa sorveteria, meia-boca mas cheia. Uma volta pelo mercado livre mas cadê paciência para comprar? Margeamos um parquinho cheio de famílias e subimos de volta para a igreja, começando um casório. Caminho da roça para casa, direção bairro Olympia. Paramos no mall novamente para compra de comida. Em casa, um pit stop na piscina coletiva semi-escondida mas válida.

À noite, Ciça preferiu ficar então eu e Clara fomos ao Joe's Beer House , lá pelo centro, recomendado e ponto de encontro de turistas e locais. Tranks, estacionamento de boa, bastante gente lá. Fomos assentados numa mesa coletiva (o padrão ali). Drinks pra mim, lemonade para a motorista. Comemos carne de caça. Tava ótimo. Chega uma hora que toca uma espécie de sinal de escola e as pessoas começam a ir. Nós obedecemos.

17/09 domingo

Café tomado, banhados, malas arrumadas, estrada! Mesmo bat-trajeto até o meio de Windhoek. Depois, boa estrada todo o tempo. Paisagens bonitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário